Sex Pistols
A banda ícone do punk anarquista durou um único álbum. “Nevermind the Bollocks, Here’s the Sex Pistols” foi lançado em 1977 pela Virgin após diversos contratos fracassados com outras gravadoras. O álbum do grupo idealizado pelo produtor Malcolm McLaren emplacou hinos do punk como Anarchy in the U.K. e God Save the Queen antes de acabar em 1978 com a saída do vocalista Johnny Rotten. Um ano depois, o baixista Sid Vicious foi encontrado morto por overdose de heroína. Em 1996, o Sex Pistols chegou a tocar novamente, mas não passou de uma turnê comercial com Glen Mattlock, que era membro da banda antes do sucesso, no baixo.
Secos & Molhados
Banda histórica brasileira, o Secos & Molhados surgiu em 1973 e causou furor com suas músicas de vanguarda e suas apresentações performáticas. Os dois discos do grupo, lançados em 1973 e 1974, se chamam “Secos e Molhados” (sim, ambos). O primeiro vendeu cerca de 300 mil cópias – grande sucesso para a época – e após turnês nacionais o vocalista Ney Matogrosso e o violonista João Ricardo saíram do grupo ainda em 1974. Um monte de coletâneas e discos ao vivo do grupo foi lançado com o passar dos anos, mas o grupo original jamais se reuniu.
RPM
Eles lançaram o primeiro álbum (“Revoluções Por Minuto”) em 1985, um álbum ao vivo com o repertório deste primeiro álbum (“Rádio Pirata ao vivo”) em 1986, um álbum novo (“Os Quatro Coiotes”) em 1988 e acabaram logo depois. Essa é a história do RPM, banda pop/rock que foi febre nacional. Emplacaram os hits Olhar 43 e Rádio Pirata e o cantor Paulo Ricardo se tornou grande ídolo e objeto de desejo das adolescentes. Voltaram em 2002 com um álbum que contava com as mesmas músicas de antes (de novo!), mas foi uma reunião ainda mais breve que a original.
Nenhum comentário:
Postar um comentário